A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) nasceu da luta e das conquistas dos movimentos feministas de mulheres. É reflexo, inclusive, de um projeto político que respeita e reconhece o papel das mulheres na sociedade e que combate e enfrenta as desigualdades de gênero.
Nestes 13 anos de existência, a pasta foi gerida por Lucinha do MST, Olívia Santana, Julieta Palmeira e Elisângela Araújo, lideranças que são fontes de inspiração, luta e resistência em nossa caminhada, sobretudo nos tempos difíceis que o Brasil enfrentou recentemente. Assumir a secretaria é uma imensa responsabilidade, herdeira de um legado valioso deixado por essas grandes líderes.
Esse caminho já pavimentado nos dá a certeza de que podemos avançar ainda mais nas políticas para as mulheres. Nesse contexto, destacamos a Plataforma Elas à Frente, coordenada pela SPM, que abrange políticas para as mulheres em todas as esferas de governo. Essa plataforma foca na inclusão socioprodutiva, na autonomia econômica das mulheres, e na prevenção e enfrentamento às violências de gênero.
Realizamos diversos programas e projetos estratégicos que consideram a mulher em toda a sua diversidade. Não podemos esquecer que somos as principais vítimas da violência, pobreza, fome, desemprego, misoginia e sub-representação nos espaços de poder. Este cenário é ainda mais grave para mulheres negras, quilombolas, LGBTQIAPN+, mulheres em situação de rua, do campo, das águas e das florestas.
Nossa missão é árdua, mas contamos com a confiança do nosso governador, que oportuniza as mulheres a ocuparem espaços de poder e serem protagonistas na política baiana. Aliado a isso, temos a certeza de contar com o compromisso do nosso presidente Lula e com o engajamento de todas as instâncias do nosso governo e dos governos municipais, do judiciário, das universidades e da sociedade. Tivemos a honra de ser a primeira mulher eleita prefeita pelo PT na Bahia, em Pintadas, e, enquanto deputada estadual no quinto mandato, contribuímos com inúmeros projetos para o povo baiano e conhecemos de perto os desafios que permeiam o nosso cotidiano.
Cultivamos a gratidão e a esperança de que poderemos avançar ainda mais em políticas eficazes e inclusivas, garantindo respeito, dignidade e direitos para todas as mulheres.
A Bahia, terra de tantas lutas e culturas, com movimentos sociais aguerridos, nos ensina diariamente o valor do coletivo e que a política é, acima de tudo, um espaço para cuidar das pessoas. Seguiremos firmes na defesa da democracia e no sonho de construir um futuro justo, sustentável e igualitário para todas as pessoas. Missão dada é missão cumprida!
Neusa Cadore
Secretária das Mulheres do Estado da Bahia
Para acessar o artigo original no Jornal A Tarde clique no arquivo a seguir.
Comentarios