A Deputada Estadual Neusa Cadore (PT) apresentou uma homenagem especial aos jovens baianos, através de uma Moção de Congratulação que celebra o Dia do Jovem e da Jovem, comemorado neste sábado dia 13 de abril, data que reconhece a importância da juventude na sociedade brasileira e, em particular, no Estado da Bahia.
Em sua justificativa, a deputada destacou o papel vital dos jovens na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
“É fundamental que reconheçamos a fase da juventude como um período de grandes transformações e escolhas. Precisamos apoiar nossos jovens, fornecendo-lhes as oportunidades necessárias para que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento de nossa comunidade,” afirmou Cadore.
A Moção de Congratulação ressalta também as iniciativas legislativas da deputada voltadas para a juventude, incluindo projetos de lei e emendas parlamentares que beneficiaram ações culturais, esportivas e educacionais em todo o estado. Dentre essas ações, destacam-se: 14 (quatorze) edições da Copa Jacuípe masculina de futebol; 04 (quatro) edições da Copa Jacuípe de futebol feminina (Copa Lilás); 04 (quatro) edições do Festival Cultural Canto do Jacuípe e Semana de Cultura de Pintadas; curso de formação de lideranças jovens - SEMEAR; formação para jovens dos grêmios estudantis/estudantes secundarista e superior (Viva Gente) e apoio a programas estudantis, de entidades culturais e das Escolas família agrícola – EFA’s.
É de autoria do Mandato a Lei nº 13.907 que equipara os estudantes de Escolas Família Agrícola – Efas aos estudantes de escola pública e o Projeto de Lei nº 24601/2022, que dispõe sobre a vedação da exigência de experiência profissional prévia para seleção de estagiários, voltados ao público jovem.
Este reconhecimento chega em um momento oportuno, quando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os jovens de 15 a 29 anos representam cerca de 23% da população brasileira.
A deputada Cadore aproveitou a ocasião para agradecer às organizações de apoio à juventude, como os grupos, Semar, Juventude da Democracia Socialista – JDS, Kizomba, à Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido - Reifaza e Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia – AECOFABA, pela parceria e dedicação contínua na defesa dos interesses dos jovens baianos.
Com essa moção, a Assembleia Legislativa da Bahia reafirma seu compromisso com a juventude e com a criação de um futuro mais promissor para todos os cidadãos do estado.
Comentarios