Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page
Foto do escritorPedro Ivo Sena

Deputada Neusa indica implantação da Ronda Maria da Penha em Brumado


Através de indicação parlamentar, a deputada Neusa Cadore (PT) solicitou ao Governo do Estado a implantação da Ronda Maria da Penha no município Brumado. A ação prevê a capacitação de policiais militares, além da qualificação dos serviços de atendimento, apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica.


No documento, a parlamentar aponta que violência doméstica e familiar contra a mulher representa uma das formas de violação dos direitos humanos, e decorre diretamente dos valores machistas e conservadores, historicamente arraigados em nossa sociedade de cultura patriarcal. Graças a muita luta dos movimentos de mulheres e movimentos feministas, o tema vem passando a ser concebido como uma questão social, carecedora de atenção dos Poderes Públicos.


Segundo a deputada Neusa, a indicação atende demanda das lideranças femininas de Brumado, que juntamente com a vereadora Verimar (PT), já haviam solicitado uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher no município, em razão do aumento da violência contra as mulheres.

Brumado é uma cidade referência em sua região. A vereadora Verimar representa as mulheres da região e entende a necessidade de dispositivos para o combate violência de gênero no município e no seu entorno”, destacou a parlamentar.

Neusa destacou ainda o trabalho que vem sendo feito na gestão Rui Costa.

"O Governo do Estado da Bahia tem desempenhado papel de grande relevância na consolidação de políticas públicas para as mulheres, destacando-se no combate à violência, as campanhas educativas e a interiorização das Delegacias Especializadas", destaca.

Ronda Maria da Penha



Objetivando o enfrentamento da violência, em 2015 foi instituída a Ronda Maria da Penha - RMP, por meio do termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPMBA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia, para fortalecer e ampliar os serviços de proteção à mulher. Já se encontram instaladas 15 Rondas Maria da Penha em toda a Bahia, nos municípios de Salvador (em número de duas), Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitoria da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jequié, Barreiras, Candeias e Camaçari, além da DEAM Digital, recentemente, instalada.

Comments


bottom of page