Através de Moção de Pesar, a deputada estadual Neusa Cadore (PT), lamentou o falecimento da psicóloga e militante feminista Nalu Faria, símbolo da luta feminista no Brasil. Nalu estava internada há dois meses, por insuficiência cardíaca, e faleceu aos 64 anos, na última sexta-feira (06).
Psicóloga de formação, Nalu Faria entrou para a militância estudantil no final da década de 1970, ainda estudante. Seu primeiro contato com o movimento aconteceu por meio da pauta do passe livre. Desenvolveu sua militância no PT, no trabalho de mulheres nos sindicatos e na Central Única dos Trabalhadores (CUT), e, a partir de 1986, passou a atuar na Sempreviva Organização Feminista (SOF), influenciando na formação de muitas mulheres.
No documento encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, Neusa destaca a importância do seu trabalho e sua militância. "Deixa um grande legado à democracia brasileira e ao feminismo, tendo um papel essencial na mobilização, articulação e formação política de inúmeras mulheres no Brasil e no mundo. Com sua luta e dedicação, ajudou com que tivéssemos grandes avanços na garantia do direito das mulheres."
"Jamais esqueceremos da sua doçura, da sua firmeza diante dos desafios, da sua capacidade de liderar grandes batalhas e da sua resistência. Que sua memória continue a semear esperança e nos inspire cada vez mais na construção de um mundo mais justo até que todas sejamos livres", escreve a parlamentar.
Comentarios