Nesta terça-feira (15), celebramos o Dia Internacional das Mulheres Rurais, data que reforça a luta e a força de mais de 14 milhões de mulheres no Brasil. São elas que, com coragem e resiliência, garantem a produção de alimentos, o sustento de suas famílias e a preservação do meio ambiente. Mulheres que precisam de segurança, saúde, acesso à água, à terra e às políticas públicas para seguirem transformando o campo e a sociedade.
Em 2018, a ONU já reconhecia a importância dessas mulheres ao declarar o Ano Internacional da Mulher Rural. Hoje, seguimos firmes em busca de garantir seus direitos e oportunidades. De acordo com a OIT, as mulheres representam 40% da força de trabalho agrícola nos países em desenvolvimento. Mas sabemos que o desafio vai além da estatística: trata-se de garantir dignidade e justiça social.
🤝 SPM-BA em Ação: Editais para Fortalecimento das Mulheres do Campo
Aqui na Bahia, a Secretaria de Políticas para as Mulheres está ao lado dessas mulheres! Prorrogamos até o dia 16 as inscrições para o edital “Mulheres que Alimentam”, que destina R$ 3 milhões para promover a autonomia das mulheres rurais em parceria com o Programa Bahia Sem Fome. O objetivo? Fortalecer redes de cooperação feminina, implantar Feiras Agroecológicas em 20 municípios e apoiar 250 famílias agricultoras na certificação orgânica. Acesse e inscreva sua organização no site da SPM: https://www.ba.gov.br/mulheres.
Além disso, temos o edital "Elas à Frente nos Quilombos", que está destinando R$ 2 milhões para apoiar projetos de inclusão socioprodutiva de mulheres quilombolas, em parceria com a Sepromi. Esse é mais um passo em direção à equidade de gênero e ao fortalecimento econômico das nossas comunidades tradicionais.
📢 Vamos juntas e juntos garantir que as mulheres rurais da Bahia sigam com força e dignidade, transformando seus territórios!
Comments