Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page
Foto do escritorPedro Ivo Sena

Em Sítio do Mato os festejos da Marujada representam cultura e tradição


Nesta sexta-feira (08), foi dia de festejos na comunidade quilombola de Mangal/Barro Vermelho, no município de Sítio do Mato no Território do Velho Chico. A deputada estadual Neusa Cadore ficou feliz em assistir os vídeos e ver as fotos enviadas pela ex-vereadora Gláucia Nunes.

"Fiquei emocionada em ver a disposição de cada um e cada uma nesse evento. Em pleno sol escaldante eles mantém a tradição e realizam uma festividade muito bonita", comentou Neusa.

A valorização das manifestações culturais tradicionais, a exemplo de marujada, fazem parte das ações do Mandato da Gente e a ex-vereadora Gláucia tem buscado exatamente esse apoio para contribuir com as tradições locais. "É muito bonita. Eu estou apaixonada. Né? Mas com fé em Deus no ano que vem a senhora vai estar aqui junto com a gente nessa festa linda, maravilhosa. Dessa comunidade", disse a vereadora em diálogo com Neusa.



O que é

A marujada, também conhecida como fandango, é um folguedo típico das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A marujada é considerada uma importante representação cultural, de caráter popular, do folclore brasileiro. Participam, deste folguedo, homens (geralmente com os instrumentos musicais), mulheres (geralmente nas danças e encenações) e também crianças (nas encenações).


Origem

A marujada surgiu em Portugal, como comemoração, no contexto das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Chegou ao Brasil, através dos portugueses que colonizaram nosso país. Porém, sofreu, em terras brasileiras, algumas modificações e adaptações culturais, ficando desta forma um pouco diferente do fandango de Portugal.


O que retrata

Retratam, além das descobertas marítimas, a difícil vida dos marinheiros em alto mar.


Como é a encenação da marujada

No início da encenação da marujada, os personagens (principalmente marinheiros da tripulação) puxam uma réplica pequena de um barco a vela ou caravela.


Com muita dança e músicas, acompanhadas de instrumentos de corda, os participantes gritam frases relacionadas aos descobrimentos marítimos e a vida no mar. Entre estas frases, destacam-se: “Somos marujos do mar!” e “Marinheiros somos!”.

Curiosidade

Geralmente, os personagens da marujada usam roupas brancas com detalhes em azul, vermelho ou amarelo. Estas roupas se assemelham aos uniformes dos marinheiros.

0 comentário

Comments


bottom of page