"Uma pessoa que dedicou a vida a semear, regar e colher muitos frutos", destacou a deputada estadual Neusa Cadore (PT) sobre a nova macajubense, Irmã Cleusa Alves. Proposto pela vereadora Fabrizzia (PT), o título que reconhece a importante trajetória da Irmã Cleusa foi entregue nesta quinta-feira (07), na Câmara Municipal de Macajuba.
Nascida em Catalão (GO), Cleusa Alves da Silva formou-se em História pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Porangatu (GO) e se especializou em Assessoria Bíblica pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo – RS. Desde a juventude, engajou-se nas lutas dos movimentos sociais através do acompanhamento à formação de Comunidades Eclesiais de Base e as pastorais da Juventude da Igreja Católica.
Na Bahia desde 1991, Cleusa seguiu sua trajetória militante no assessoramento da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) na Diocese de Ruy Barbosa e em diversas ações missionárias na região, nas lutas sociais, em especial na defesa da convivência com o semiárido. Ao longo de três décadas morando na Bahia, mais de 20 deles em Macajuba, contribuiu para o fortalecimento e empoderamento das comunidades, para educação popular e a promoção da cidadania.
Atualmente, é vice-presidente da Cáritas Brasileira, organização da Igreja Católica que tem como objetivo principal a promoção da justiça social e a defesa da vida das pessoas pobres e oprimidas. A deputada Neusa parabenizou a vereadora Fabrizzia, a comunidade macajubense e celebrou a vida de luta da missionária.
"Cleusa tem sido uma voz firme e de esperança para segmentos historicamente excluídos e vulnerabilizados, como as populações tradicionais, indígenas, quilombolas e tem sido uma referência de dedicação, compromisso social, solidariedade e fraternidade, na luta pela garantia dos direitos humanos", destacou Neusa
コメント