Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page
Foto do escritorPedro Ivo Sena

Lula deve selar acordo por montadora chinesa na Bahia


Lula deverá tratar do assunto no encontro que terá na 6ª feira (14.abr.2023) com o presidente da China, Xi Jinping. Há também a possibilidade de que o presidente brasileiro se reúna com representantes da BYD em sua passagem pelo país asiático. O encontro, no entanto, ainda não está confirmado oficialmente.


O governo brasileiro tem ajudado na negociação entre as empresas chinesa e norte-americana. Isso porque a Ford ainda é dona da fábrica de Camaçari. Um protocolo de intenções foi assinado entre a BYD e o governo da Bahia ainda em outubro de 2022.


O investimento que a montadora chinesa fará para chegar ao Brasil gira em torno de R$ 3 bilhões e deve promover cerca de 1.200 empregos diretos. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tem tratado a chegada da montadora chinesa como uma forma de reativar a economia da região, porque a volta da produção automotiva impulsionaria outros empregos indiretos.


Rodrigues se reuniu nesta 2ª feira (10.abr.2023) com o CEO da BYD Brasil, Tyler Li, em Chongqin, cidade que fica a 1.900 quilômetros da capital, Pequim. Esta foi a 2ª reunião que o chefe do Executivo baiano teve com a empresa nesta semana. O governador integrará a comitiva de Lula quando o presidente chegar à China.


Além da instalação da fábrica de carros elétricos, a Bahia já tem um acordo com a BYD para a construção de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no subúrbio de Salvador (BA). A empresa chinesa deve usar as instalações de Camaçari também para este projeto.


Rodrigues visitou nesta 2ª feira um VLT de modelo semelhante ao que será construído no Estado e também uma fábrica de baterias de lítio. O veículo será composto por carros elétricos e está sendo desenvolvido em parceria com a Skyrail Bahia, integrante da BYD.

Fonte: Poder 360

Comments


bottom of page