Lula deverá tratar do assunto no encontro que terá na 6ª feira (14.abr.2023) com o presidente da China, Xi Jinping. Há também a possibilidade de que o presidente brasileiro se reúna com representantes da BYD em sua passagem pelo país asiático. O encontro, no entanto, ainda não está confirmado oficialmente.
O governo brasileiro tem ajudado na negociação entre as empresas chinesa e norte-americana. Isso porque a Ford ainda é dona da fábrica de Camaçari. Um protocolo de intenções foi assinado entre a BYD e o governo da Bahia ainda em outubro de 2022.
O investimento que a montadora chinesa fará para chegar ao Brasil gira em torno de R$ 3 bilhões e deve promover cerca de 1.200 empregos diretos. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tem tratado a chegada da montadora chinesa como uma forma de reativar a economia da região, porque a volta da produção automotiva impulsionaria outros empregos indiretos.
Rodrigues se reuniu nesta 2ª feira (10.abr.2023) com o CEO da BYD Brasil, Tyler Li, em Chongqin, cidade que fica a 1.900 quilômetros da capital, Pequim. Esta foi a 2ª reunião que o chefe do Executivo baiano teve com a empresa nesta semana. O governador integrará a comitiva de Lula quando o presidente chegar à China.
Além da instalação da fábrica de carros elétricos, a Bahia já tem um acordo com a BYD para a construção de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no subúrbio de Salvador (BA). A empresa chinesa deve usar as instalações de Camaçari também para este projeto.
Rodrigues visitou nesta 2ª feira um VLT de modelo semelhante ao que será construído no Estado e também uma fábrica de baterias de lítio. O veículo será composto por carros elétricos e está sendo desenvolvido em parceria com a Skyrail Bahia, integrante da BYD.
Fonte: Poder 360
Comments