Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page
Foto do escritorPedro Ivo Sena

Mais de 50 mulheres são atendidas pela Unidade Móvel da SPM na Estação da Lapa

Mais de 50 mulheres foram atendidas na Unidade Móvel da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), nesta quarta-feira (21), na Estação da Lapa, em Salvador. A ação, realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ofereceu serviços nas áreas da Psicologia, Assistência Social e Jurídica a mulheres em situação de vulnerabilidade e integra a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher.


A psicóloga Paula Mendes, da SPM, destacou a importância da iniciativa para facilitar o acesso à informação e dar suporte imediato e especializado às mulheres para que enfrentam situações de violência doméstica ou violação de direitos. "Estamos orientando e acolhendo mulheres que sofrem algum tipo de violência física, psicológica ou ameaças. Muitas têm medo de denunciar e buscam orientação jurídica e informações sobre como sair do ciclo de abusos. Esta é uma forma de enfrentar a violência contra a mulher e a Unidade Móvel é muito importante", afirmou.


Além dos serviços na Unidade Móvel, a Procuradoria Especial da Mulher da ALBA ofereceu atendimento tanto por demanda espontânea quanto por meio de abordagens realizadas no perímetro da Estação da Lapa. As profissionais percorrem o local, informando as mulheres sobre os serviços disponíveis com assistentes sociais, psicólogas e advogadas. "Nós estamos aqui para facilitar o acesso às mulheres que, por algum motivo, têm dificuldade de chegar até a Assembleia Legislativa da Bahia. Fazemos parte da rede de apoio e, com essa Unidade Móvel, pudemos encaminhar as mulheres para os atendimentos jurídico, psicológico e de assistência social", explicou Daiane Santana, coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da ALBA.


Um dos casos atendidos foi o de L. J, 49 anos, trabalhadora doméstica, que tomou conhecimento da ação através da imprensa. Ela buscou o serviço acompanhada de uma amiga, relatando uma situação insustentável de violência doméstica causada em decorrência do alcoolismo do marido. "Vim buscar ajuda para mim e para meu marido, porque ele está doente e bebe muito. A violência está cada vez pior e não aguento mais. Fui muito bem acolhida aqui e agora vou procurar apoio psicológico", contou.


Após o atendimento, L.J foi encaminhada para acompanhamento psicológico pela equipe da Procuradoria. O acompanhamento inclui também a realização de terapia breve para fortalecimento emocional da mulher, permitindo que ela continue a lidar com a situação de maneira saudável. E a depender do caso, também é oferecida orientação jurídica sobre questões como pensão alimentícia, guarda de filhos e andamento de medidas protetivas.


Durante o atendimento, uma jovem de 22 anos procurou a Unidade Móvel em busca de orientação jurídica sobre o processo de divórcio. Ela já tinha tomado algumas providências, como registrar um Boletim de Ocorrência e passar pelo Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames. Mas, na triagem, a equipe identificou que ela precisava mais do que o apoio jurídico. "No mesmo atendimento, ela passou pela assistente social, pela advogada e, em seguida, pela psicóloga. Oferecemos todos os encaminhamentos necessários e o acompanhamento será realizado de forma contínua", explicou a assistente social Liana Garcia.


Barreiras


Na próxima sexta-feira (23), a Unidade Móvel da SPM estará em Barreiras, na Santa Luzia (Catavento 4); e no sábado (24), o atendimento será na Cascalheira (Catavento 3), sempre das 14h às 20h.


Rede de Apoio


As mulheres na Bahia contam com uma série de serviços e acolhimento prestados por diversos órgãos que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. São eles: Casa da Mulher Brasileira; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMS); Salas Elas à Frente da SPM; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Casa Acolhimento; Disque 180; o Disque 190, além do Batalhão Maria da Penha.


Fonte: ASCOM/SPM

0 comentário

Comments


bottom of page