Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page
Foto do escritorRadiojornalista Paulo Marcos

Neusa Cadore apresenta moção de aplauso à Escola Livre Audiovisual da Chapada Diamantina

A deputada Neusa Lula Cadore (PT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma moção de aplauso à Escola Livre Audiovisual da Chapada Diamantina (ELA) pelo trabalho realizado na formação audiovisual de agentes culturais e da comunicação, em especial de representantes de povos e comunidades tradicionais daquela região.

No documento, a parlamentar ressaltou o papel do coletivo, formado por maioria feminina, na articulação de ações de promoção da autonomia econômica, combate às violências e fomento à participação política das mulheres. “O método consiste em ter uma câmera na mão, os pés plantados no chão e muitos sonhos coletivos na cabeça”, afirmou a petista, que destacou a contribuição do coletivo para a divulgação e fortalecimento das raízes ancestrais do território, a partir do enfoque das religiosidades, memórias, culturas, recortes e registros históricos. “A escola representa, para os professores, monitores, estudantes e toda a população, um espaço de superação dos desafios históricos que as heranças da escravização, do coronelismo e do patriarcado, de mobilização popular e de potência criativa do território”, afirmou. ATIVIDADES Segundo Neusa, a iniciativa tem se notabilizado pela capacitação de jovens e adultos, oriundos de comunidades rurais, povos e comunidades tradicionais, no uso das ferramentas de comunicação e na produção audiovisual, e na preparação para a oferta de serviços, gerando renda, cidadania e inclusão social. Entre as atividades promovidas pela ELA, a petista destacou o II Simpósio promovido em abril deste ano, no Campus XXIII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Seabra, que marcou a finalização do segundo ciclo formativo em audiovisual, com a mostra de sete documentários realizados pelos cursistas. Nos curtas, os diretores, produtores, roteiristas, e principalmente os personagens abordados e entrevistados, estão espalhados por sete municípios da Chapada: Serrolândia, Bonito, Utinga, Lençóis, Iraquara, Seabra e Morro do Chapéu.

“A partir do exposto, quer parabenizar a Escola Livre Audiovisual, que forma essa iniciativa e está na luta para dar continuidade às essas importantes ações educativas, de empoderamento e protagonismo juvenil”, aplaudiu.

Comentarios


bottom of page