Em indicação protocolada na Casa Legislativa, a deputada Neusa Cadore (PT) solicitou ao governador Rui Costa a pavimentação asfáltica da rodovia estadual que liga Capela do Alto Alegre à Várzea da Roça. Segundo a legisladora, a via, conhecida como “antiga estrada da Odebrecht”, está em estado precário e oferecendo condições de tráfego, principalmente nos períodos chuvosos.
No documento, Cadore chamou a atenção para o fluxo intenso na estrada, considerando a realidade dos municípios pequenos, cuja população rural tem que se deslocar aos centros urbanos, para serviços básicos e essenciais, como bancos, correios, farmácias, consultas médicas.
"Trafegam ainda pelas referidas estradas, os estudantes da rede de ensino, que residem na zona rural e são conduzidas em ônibus escolares”, acrescentou.
ESCOAMENTO
Na justificativa, a petista considerou a importância da recuperação da estrada para o fortalecimento da economia dos municípios, viabilizando escoamento da produção local. Neusa citou a fábrica de beiju e derivados da mandioca; e a cooperativa de artesanato de pintura em tecidos, que geram emprego e renda para Capela do Alto Alegre.
"Outro aspecto que fomenta a economia da cidade consiste na produção de laticínios, baseada na coleta de leite dos pequenos produtores rurais, que utilizam, diariamente, a via como meio de acesso à Cooperativa de laticínios, na sede do município”, detalhou.
Quanto ao município de Várzea da Roça, a legisladora destacou economia baseada na agricultura, além de ser importante acesso para as cidades turísticas de Miguel Calmon e Jacobina, bem como todas as cidades da Chapada Diamantina, “razão pela qual o melhoramento da via fortalece as atividades ecoturísticas e a renda dessas localidades”, considerou.
O investimento requerido foi justificado pela deputada diante da necessidade de fortalecer o crescimento das pequenas cidades, com o objetivo de construir e adequar as estradas.
"Para melhorar o acesso das comunidades rurais aos centros urbanos e das comunidades urbanas a outras cidades, assegurando o permanente escoamento da produção agropecuária, aos serviços, ao comércio, o turismo e o transporte seguro das pessoas”, reforçou.
Comments