Através de indicação parlamentar (IND/25418/2021), a deputada Neusa Cadore (PT) solicitou ao Governo do Estado a implantação da Ronda Maria da Penha no município Ipirá. A ação prevê a capacitação de policiais militares, além da qualificação dos serviços de atendimento, apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica.
No documento, a parlamentar aponta que violência doméstica e familiar contra a mulher representa uma das formas de violação dos direitos humanos, e decorre diretamente dos valores machistas e conservadores, historicamente arraigados em nossa sociedade de cultura patriarcal. Graças a muita luta dos movimentos de mulheres e movimentos feministas, o tema vem passando a ser concebido como uma questão social, carecedora de atenção dos Poderes Públicos.
“A cidade de Ipirá configura-se como um dos principais centros comerciais e de serviços públicos da sua região e possui população estimada em quase 60 mil habitantes. O aumento dos casos de violência doméstica em Ipirá, reportados pela imprensa, tem chamado a atenção. A situação causa preocupação e insegurança, tendo em vista que a Bacia do Jacuípe não dispõe de nenhum equipamento de proteção às mulheres”, ressalta a deputada.
Neusa destacou ainda o trabalho que vem sendo feito na gestão Rui Costa.
"O Governo do Estado da Bahia tem desempenhado papel de grande relevância na consolidação de políticas públicas para as mulheres, destacando-se no combate à violência, as campanhas educativas e a interiorização das Delegacias Especializadas", destaca.
Ronda Maria da Penha
Objetivando o enfrentamento da violência, em 2015 foi instituída a Ronda Maria da Penha - RMP, por meio do termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPMBA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia, para fortalecer e ampliar os serviços de proteção à mulher. Já se encontram instaladas 15 Rondas Maria da Penha em toda a Bahia, nos municípios de Salvador (em número de duas), Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitoria da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jequié, Barreiras, Candeias e Camaçari, além da DEAM Digital, recentemente, instalada.
Comments