Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page
Foto do escritorPedro Ivo Sena

Neusa congratula o Vitória pela presença de intérprete de Libras nas entrevistas do time


A deputada estadual Neusa Cadore (PT) protocolou, nesta sexta-feira (24), uma Moção de Aplausos ao Vitória pela inclusão de intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nas entrevistas do seu time de futebol.


Na última quarta-feira (22), em jogo válido pela da Copa do Brasil, contra o Botafogo (RJ), o Vitória incluiu intérpretes profissionais de Libras para traduzir a entrevista pré-jogo, o Hino do 2 de Julho, o Hino Nacional e a coletiva de imprensa.


No documento encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, a parlamentar exalta a iniciativa. "É extremamente valoroso que um clube de futebol da divisão de elite utilize o seu alcance para impactar sua torcida e outros setores da sociedade para iniciativas importantes como essa, já que o futebol tenha uma função

social muito maior do que o jogo praticado dentro de campo", celebra.


"Ao incluir traduções em Libras em momentos-chave de um jogo, o Vitória dá um passo significativo na promoção da inclusão social, demonstrando respeito e valorização à comunidade surda. Esta ação não apenas facilita o acesso à informação, mas também celebra a diversidade e a igualdade dentro do esporte", destaca, em nota, o Gerente de Marketing do Vitória, Guilherme Queiroz, que também informa que o clube deve seguir com a tradução nos jogos como mandante no Campeonato Brasileiro da Série A.


A deputada Neusa é autora da Indicação Parlamentar (IND.26953/2023) que solicita ao Governador Jerônimo Rodrigues a implementação da Libras para todos os estudantes surdos e ouvintes na matriz curricular de ensino do Estado da Bahia.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas são surdas no Brasil. Destas, aproximadamente 2,7 milhões possuem perda auditiva severa, que requer o uso de Libras como principal meio de comunicação. Na Bahia, cerca de 500 mil pessoas possuem algum grau de deficiência auditiva, conforme dados do Censo 2010 do IBGE.

コメント


bottom of page