A deputada estadual Neusa Cadore (PT) participou nesta quinta-feira, 15 de dezembro, em Salvador, da abertura da 3ª Conferência Estadual dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (CODETERs), encontro que integra a programação da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Após três dias de agenda intensa em Brasília, o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, também participou.
“Nós demos o nosso suor para eleger Lula e vamos dar o nosso suor para governar junto com ele. Aqui na Bahia, vamos precisar da inteligência de vocês para governar nosso estado junto com vocês”, afirmou Jerônimo aos delegados territoriais presentes na conferência.
O governador eleito afirmou que o novo cargo, que assumirá em 2023, não mudará o seu estilo, é seu jeito de ser, e assegurou que fortalecerá as políticas de desenvolvimento territorial em toda a Bahia.
Cadore ficou emocionada ao acompanhar a fala do governador eleito Jerônimo Rodrigues e parabenizou pela participação na conferência.
"O compromisso dele é de fazer um governo muito comprometido com todas as regiões, com todos os seguimentos sociais, com o desenvolvimento territorial. Ser um governador do diálogo. Foi bem legal ouvir isso. Nessa plenária tem os vinte e sete territórios da Bahia fazendo esse balanço e apontando perspectivas da Política de Desenvolvimento Territorial na Bahia que iniciou no primeiro governo de Lula com Wagner Governador. A gente se prepara para a continuidade desse trabalho com Jerônimo e Lula. Foi muito importante a presença do nosso governador nesse encontro e eu parabenizo pela iniciativa", relatou a deputada Neusa.
Com o tema “Nossa Força em Campo”, a 13ª edição da feira teve sua abertura ontem e acontece no Parque Costa Azul até o próximo domingo (18).
Os membros do setor produtivo e da sociedade civil que representam os Colegiados Territoriais, dos diferentes Territórios de Identidade, no Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (CEDETER) serão escolhidos nesse evento.
A definição dos representantes está respaldada na Lei Estadual nº 13.214, que estabelece: “Os representantes dos CODETERs no CEDETER serão escolhidos entre os membros do setor produtivo e da sociedade civil nos CODETERs de diferentes Territórios de Identidade, pelo voto direto dos presentes em Conferência Estadual dos CODETERs convocada por ato do Governador do Estado, para mandato de 02 (dois) anos, permitida a recondução”.
O encontro, coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), através da Diretoria de Planejamento Territorial (DPT/Seplan), está tratando ainda sobre os rumos da política territorial na Bahia, como destacou Neusa, os participantes estão estabelecendo perspectivas para a atividade no estado, bem como, alinhando as estratégias e ações para o desenvolvimento dos Territórios de Identidade.
Comments