"Um privilégio parabenizar os morrenses nesse momento de alegria por mais um ano de comemoração". É o que destaca a deputada estadual Neusa Cadore (PT), em Moção de Congratulação aos 114 anos de emancipação política do Município de Morro do Chapéu, encaminhada apresentada nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa da Bahia.
No documento, a parlamentar destaca a história da formação e a importância da cidade, que foi habitado pelos índios Paiaiás, no início do século XVI, e remonta ao período do ciclo do diamante na Bahia. A luta pela emancipação se concretizou pela Lei estadual n° 751, de 8 de agosto de 1909, que elevou a sede do município à categoria de cidade.
Hoje, Morro do Chapéu tem a economia estimulada, principalmente, pela criação de ovinos, bovinos e caprinos e a agricultura, inclusive, a agricultura familiar, com o cultivo de frutas, como morango, de café, mamona, milho e vegetais. Outra faceta da economia é o turismo, vez que se encontra na Chapada Diamantina, abrigando cachoeiras, grutas, balneários, trilhas, além dos sítios arqueológicos, pinturas rupestres, capelas, igrejas e residências de interesse histórico.
"Nosso Mandato tem a alegria de poder contribuir com o desenvolvimento local, com a implantação de vários equipamentos como reforma e ampliação do CETEP, pavimentação asfáltica de vias que liga a sede aos povoados, melhoramento de estradas vicinais, emendas parlamentares destinadas as fanfarras dos colégios estaduais (2020), realização de projeto de linguagem artística e atividades culturais (2021), na educação básica e entrega de trator (2022) para associação de trabalhadores e trabalhadoras, além de solicitações em curso como a instalação de placas turísticas em todo o município, reforma do Balneário do Tareco, entrega de viatura, elevação da Comarca Judiciaria e implantação de Companhia Independente Territorial da Polícia Militar", relata Neusa.
Comentários