Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page
Foto do escritorPedro Ivo Sena

Neusa parabeniza Morro do Chapéu pelos 114 anos de emancipação política


"Um privilégio parabenizar os morrenses nesse momento de alegria por mais um ano de comemoração". É o que destaca a deputada estadual Neusa Cadore (PT), em Moção de Congratulação aos 114 anos de emancipação política do Município de Morro do Chapéu, encaminhada apresentada nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa da Bahia.


No documento, a parlamentar destaca a história da formação e a importância da cidade, que foi habitado pelos índios Paiaiás, no início do século XVI, e remonta ao período do ciclo do diamante na Bahia. A luta pela emancipação se concretizou pela Lei estadual n° 751, de 8 de agosto de 1909, que elevou a sede do município à categoria de cidade.


Hoje, Morro do Chapéu tem a economia estimulada, principalmente, pela criação de ovinos, bovinos e caprinos e a agricultura, inclusive, a agricultura familiar, com o cultivo de frutas, como morango, de café, mamona, milho e vegetais. Outra faceta da economia é o turismo, vez que se encontra na Chapada Diamantina, abrigando cachoeiras, grutas, balneários, trilhas, além dos sítios arqueológicos, pinturas rupestres, capelas, igrejas e residências de interesse histórico.


"Nosso Mandato tem a alegria de poder contribuir com o desenvolvimento local, com a implantação de vários equipamentos como reforma e ampliação do CETEP, pavimentação asfáltica de vias que liga a sede aos povoados, melhoramento de estradas vicinais, emendas parlamentares destinadas as fanfarras dos colégios estaduais (2020), realização de projeto de linguagem artística e atividades culturais (2021), na educação básica e entrega de trator (2022) para associação de trabalhadores e trabalhadoras, além de solicitações em curso como a instalação de placas turísticas em todo o município, reforma do Balneário do Tareco, entrega de viatura, elevação da Comarca Judiciaria e implantação de Companhia Independente Territorial da Polícia Militar", relata Neusa.

Comentários


bottom of page