A deputada estadual Neusa Cadore (PT) propôs ao Governo da Bahia, através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 15, a pavimentação asfáltica no trecho de 23 KM, da rodovia BA-422 que liga a BA 052 (Estrada do Feijão), ao povoado de Fedegosos, no município de Morro do Chapéu.
Cadore acolheu a solicitação da ex-vereadora professora Sheila, do vereador Lula e o Partido dos Trabalhadores de Morro do Chapéu, justificando que a via dá acesso ao maior povoado do município, congregando, os povoados vizinhos, comunidades rurais que ficam às margens da BA e toda a região, inclusive, a outros municípios como Várzea Nova e Miguel Calmon.
A região - Destaca-se que no entorno de Fedegosos localizam-se outros povoados como Cercadinho, Cachoeira de Domingos Lopes e os assentamentos de Montevidéu e Orgânicos que se dedicam a produção da agricultura familiar, sendo a fonte de emprego e renda dos moradores e tem toda a produção escoada através da BA-422.
“Desse modo, com a requalificação da estrada, a produção agrícola será beneficiada, impulsionando a economia local e o desenvolvimento social. Outro aspecto que fomenta a economia consiste no turismo, por se encontrar localizada a via na Chapada Diamantina, sendo essencial o melhoramento da malha viária, com vistas a fortalecer as atividades ecoturísticas e econômicas do município”, argumenta a 4ª secretária da ALBA.
Segundo Neusa, o estado precário de circulação na via, se agrava, sobretudo, nos períodos chuvosos, em virtude dos buracos, não oferecendo quaisquer condições de tráfego. A deputada aponta que é intenso o fluxo de pessoas que se deslocam pelo local, considerando, inclusive, uma realidade comum aos municípios pequenos, com população rural que precisa se deslocar aos centros urbanos, para serviços básicos e essenciais, como bancos, correios, farmácias, consultas médicas, etc.
O Município - Morro do Chapéu está situado na Chapada Diamantina, distante 395 Km da capital, Salvador, e de acordo, com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2021, conta com população estimada em 35.566 habitantes.
"É imprescindível fortalecer o crescimento dos municípios, adequando as suas estradas para melhorar o acesso das comunidades rurais aos centros urbanos e das comunidades rurais e urbanas a outras cidades, assegurando o permanente escoamento da produção agropecuária, o estímulo aos serviços, ao comércio, ao turismo e o transporte seguro das pessoas que utilizam da via”, finaliza a petista.
댓글