"Resgate da cidadania dos moradores", é o objetivo do vereador Dr Cláudio (PT), de Sento Sé, em reunião virtual com a deputada estadual Neusa Cadore e a Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário. O encontro, que também contou com a participação secretário de Agricultura de Sento Sé, Sandro Jatobá, tratou das demandas de regularização fundiária no município e aconteceu de maneira virtual, nesta quinta-feira (11).
Ex-vereador de Sento Sé por três mandatos, Jackson Coelho explicou que o município foi realocado para a construção da barragem de Sobradinho e por isso grande parte da zona urbana e rural não possui escrituras ou títulos de terra. A falta de regularização fundiária dificulta a compra e venda de terrenos e imóveis, e também o acesso a crédito e políticas públicas. A companheira Jaciara, representante da Rede de Mulheres do Município, também relatou a insegurança causada pela especulação de grandes empresas, principalmente mineradoras e de energia eólica.
O responsável pelo Núcleo de Apoio Jurídico do CDA, Pedro Sobral se comprometeu a fazer um levantamento e agilizar os pedidos em andamento e explicou o como funciona o processo de regularização fundiária. Segundo Sobral, desde 2008 o trabalho na zona rural tem sido feito em parceria com os consórcios públicos de cada região e os processos urbanos, desde 2019, através de parceria entre estado e município.
A deputada Neusa parabenizou o empenho dos representantes de Sento Sé e a postura esclarecedora e organizada do CDA.
"Foi uma ótima reunião. Esse é um trabalho muito importante. Com articulação a gente pode avançar na regularização fundiária, que é uma pauta prioritária para o homem e a mulher do campo", celebrou.
Representando a Câmara Municipal, Dr Cláudio agradeceu à deputada Neusa e ao CDA e se disse muito feliz em poder "lutar pelo resgate da cidadania dos moradores de Sento Sé" e que seguirá trabalhando pelo desenvolvimento e bem-estar cidadãos.
Comments