O Mandato da Gente se solidariza com a co-vereadora Cleide Coutinho e a Mandata coletiva Pretas por Salvador, em razão da violência política sofrida na Câmara de Salvador na última segunda-feira, 03.
Os mandatos coletivos são formas legítimas do exercício de poder representativo, embora ainda lutem regulamentação legal. As Pretas por Salvador foram eleitas de forma democrática, recebendo juntas o diploma pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE – Bahia) e, posteriormente, tomado posse na Casa Legislativa.
Infelizmente, esse é apenas mais um episódio lamentável, dentre tantos outros que têm afetado as mulheres na política. Essas violências têm impactos muito graves na democracia, pois afasta ainda mais as mulheres desse espaço que é tão vital para a nossa sociedade. Lutamos para que haja uma maior fiscalização e cumprimento das leis de combate à violência de gênero, bem como uma maior conscientização da sociedade para que, juntas e juntos, possamos combater qualquer tipo de opressão, discriminação e desrespeito.
Comments