Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page

SPM apresenta programas e projetos estratégicos durante audiência pública, em Barreiras


Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) apresentou os programas e projetos estratégicos desenvolvidos, durante audiência pública realizada, nessa quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Barreiras. A audiência pública foi solicitada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território da Bacia do Rio Grande (Codeter), reuniu representantes de instituições públicas, privadas e de movimentos sociais e contou com a presença da secretária das mulheres do Estado, Neusa Cadore.


A secretária Neusa Cadore falou dos eixos de atuação da SPM. Um deles tem foco na inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres, com projetos voltados, por exemplo, para editais, formações e feiras, dentre outras estratégias, para promover e estimular a produção solidária, a emancipação e a autonomia das mulheres. Nesse sentido, são realizados ainda projetos como o Cuidar de Quem Cuida e o Selo Lilás, que certifica empresas, organizações e entidades com e sem fins lucrativos que promovem a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.


A outra linha de atuação da SPM é a prevenção e o enfrentamento às violências contra as mulheres, por meio de projetos como o Oxe, me respeite, de prevenção à violência baseado em gênero na sociedade, inclusive nas escolas; o atendimento itinerante às mulheres com a Unidade Móvel; a Casa da Mulher Brasileira na articulação com o Governo Federal; e o programa Dignidade Menstrual. “É importante destacar que as políticas públicas para as mulheres no Estado também são executadas, de maneira transversal, em todas as esferas de governo, como Saúde, Educação, Direitos Humanos e Assistência Social, a partir do programa Especial Elas à Frente, com recursos previstos no Plano Plurianual Participativo. Isso demonstra o cuidado e a preocupação do nosso governo com a proteção e a garantia de direitos das mulheres”, afirmou Cadore, ao enaltecer a importância deste momento de diálogo, escuta e interação com a comunidade local.


A coordenadora do Codeter Bacia do Rio Grande, Nilza Martins, disse que a audiência é um desdobramento da programação do Março Mulher e que visa fortalecer a luta das mulheres. “A programação deste ano começou no dia oito de março e vai estender durante todo ano. Estamos construindo uma rede com mais de vinte instituições com este propósito. As rodas de conversa nos bairros têm sido espaços importantes de envolvimento das mulheres e das instituições e nessa audiência pública entregamos um documento para a Câmara e ouvimos das instituições as demandas e o que podemos encaminhar em rede”, afirmou.


Fonte: Ascom/SPM


Comments


💟 Secretária Estadual de Política para as Mulheres da BA.
💜 Deputada Estadual licenciada
🌟 Primeira prefeita do PT na Bahia, em Pintadas (1997 a 2004)

©2023 por Neusa Cadore.

bottom of page