Nesse sábado (25.fev) é uma data especial para o município de Várzea da Roça, que completa 38 anos de emancipação política.
"Nossos parabéns ao povo varzeano por essa data. Saudamos os moradores, prefeito Danilo, vereadores e vereadoras em nome da professora Joilma, bem como todos os movimentos sociais", parabenizou a deputada estadual Neusa Cadore, do PT.
Várzea da Roça fica entre as cidades de Mairi e São José do Jacuípe, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, a 315 km da cidade de Salvador. A principal rota deste município é a BR-407. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população estimada para 2021 era de 14.135 habitantes.
História
A história de Várzea da Roça se inicia por volta da década de 1940, nas terras do município de Mairi (chamado na época de Monte Alegre da Bahia). O local onde o município varzeano começa é exatamente onde está localizada a sede do município, e naquela época, por ter grande movimento de vaqueiros que saiam de Morro do Chapéu com destino à Feira de Santana, foi criada uma vila, onde servia de passagem para os mesmos. Com o passar dos anos se tornaria povoado/distrito e tem como fundadores: José Coelho, José Bastos, José Mendes, José Cerqueira e Claudio Gomes.
O nome Várzea da Roça foi homenagem aos fundadores, pois ali se situava uma fazenda com o mesmo nome. Em 25 de fevereiro de 1985, foi emancipada do município de Mairi e atualmente Várzea da Roça possuí aproximadamente 14 mil habitantes.
O nome desta cidade foi originado da palavra Várzea (margem de rio, vargem, lagoa rasa), nessa margem situava-se uma grande plantação de legumes. Como havia expectativa de dar um nome àquelas pequenas casas que estavam se formando, daí denominou-se Várzea da Roça. Por volta do ano 1940 muitas pessoas começaram a povoar essa região, isso devido às terras existentes na mesma, que ofereciam ótimas qualidades para uma boa plantação.
No início da construção das primeiras casas, o povo vivia unicamente da agricultura, onde cultivava o pó-de-palha, mamona, milho, feijão, sisal, fumo-de-corda, etc.
A primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, realizou-se em 15 de novembro de 1985, tendo como primeiro prefeito Manoel Sales Rios. A partir do dia 3 de março do mesmo ano mudou-se a feira livre do dia de domingo para o dia de segunda-feira, permanecendo desse jeito até o hoje.
Cultura
Patrimônios Culturais
Ilhas do Rio Jacuípe, fica localizado no povoado de Várzea da Praia.
Monte de Morrinhos, localizado a 12km da sede
Lagoa de Várzea da Roça, fica localizado na sede, na Rua Carlos Nunes.
Morro do Jacaré, fica localizado na Fazenda Tanque de Dentro.
Represa de Várzea da Roça, na Barragem do Jacuípe.
Rio Jacaré, fica localizado na Fazenda do Jacaré.
Biblioteca municipal, localizada à Praça Topógrafo Pedro Magalhães
Comments